Muitos anos atrás, um finlandês descobriu que despejar água sobre rochas aquecidas em uma pequena sala fechada desenvolvia uma espécie de calor seco, e isso passou a ser utilizado como tratamento terapêutico. De lá pra cá o uso da sauna tem crescido, com várias versões usadas em spas, resorts ou até mesmo em casa.
Com diversos benefícios da sauna para a saúde, ela tornou-se uma forma natural de ajudar a tratar uma variedade de condições médicas em maior ou menor grau.
As saunas ajudam a limpar a pele, aumentar a circulação, abrir as vias aéreas e nasais, aliviar dores musculares e reumáticas, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o movimento articular e agir como um processo de relaxamento em condições de tensão e estresse. A sudorese abre os poros, elimina toxinas e impurezas do corpo, aumenta a circulação e é ideal para estimular os vasos que ajudam no processo de cura de infecções.
Sabe-se que uma sessão de sauna aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes dos órgãos – especialmente a pele. As saunas fazem o corpo aquecer da mesma forma que ocorre quando o corpo se encontra em estado febril, ajudando-o a se curar por conta própria. Contribui para relaxar músculos do rosto, melhorando o aspecto geral da pele, removendo impurezas e oleosidade do rosto.
Eliminando toxinas
Muitas das dezenas de milhares de produtos químicos sintéticos presentes no ambiente interferem na comida, água e ar que ingerimos. Não importa o quão saudável a dieta ou estilo de vida de uma pessoa seja, o corpo ainda assim contém traços de de produtos químicos.
Uma maneira de se livrar das toxinas armazenadas é através do suor. A sudorese mobiliza toxinas armazenadas no tecido do corpo e ajuda a eliminar. Por isso que um dos benefícios da sauna mais importantes é aprimorar o processo natural de sudorese.
Saúde do coração
Os benefícios da sauna se estendem para além da desintoxicação. Sabe-se que a sauna também é fundamental para o coração. Sessões de saunas têm efeitos semelhantes ao exercício leve. O coração recebe um treino suave, a medida que o calor da sauna dilata os vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo.
Precauções e dicas
Manter-se hidratado! Durante qualquer sessão de sauna, você deve beber muita água, pois a transpiração muitas vezes pode resultar em uma grande quantidade de perda de água. Sem reposição, isso pode causar fadiga ou interrupção de ritmos cardíacos normais.
As saunas não são recomendados para mulheres grávidas ou crianças muito pequenas, bem como aqueles com pressão baixa, diabetes ou problemas cardíacos. Se você estiver tomando medicação, você deve consultar o seu médico primeiro e, além disso, você nunca deve ficar dentro de uma sauna se você se sentir fraco ou com náuseas.
Em uma sessão de sauna típica, uma pessoa pode perder grandes quantidades de suor, que é uma quantidade razoável de líquido.
O álcool é um diurético e pode fazer você perder líquido, mesmo quando desidratado. A ingestão do álcool e, em seguida, a exposição a uma sauna quente seca pode ser uma combinação perigosa que leva à escassez de fluidos, baixa da pressão arterial e electrólitos do organismo.
A boa notícia é que pesquisas realizadas por finlandeses têm mostrado que o uso da sauna em uma terapia quase diária que inclua o relaxamento, bem como a estimulação favorável para o coração e os vasos sanguíneos, pode levar a benefícios poderoso a longo prazo.
Sauna seca
A sauna seca envolve a sequência de derramar água sobre rochas aquecidas para criar um calor elevado. Isto normalmente cria uma umidade de cerca de 20%, permitindo que o calor seja transferido para o corpo em um ritmo mais lento, em vez de aquecer muito rapidamente. Isso permite que você seja capaz de se sentar na sala fechada por mais tempo.
No interior, o calor pode atingir até 70°C (ou mais), e a temperatura do corpo é forçada a produzir mais suor para resfriar seu corpo, reduzindo sua temperatura corporal e criando estabilidade. Isto ajuda na remoção de diversos metais tóxicos.
Sauna a vapor
Diferentemente da sauna seca, a sauna a vapor (muitas vezes conhecido como sauna úmida) detém uma umidade de 100% e atinge temperaturas de cerca de 35 a 50°C. . A sauna a vapor ajuda a relaxar os músculos e umedecer a garganta, abrindo as vias respiratórias. Esse tipo de sauna também combina com o uso de óleos essenciais de aromaterapia, sendo possível combinar as duas terapias em uma única sessão e obter ainda mais benefícios da sauna e da aromaterapia para a pele e saúde.
Além de ajudar a relaxar, os óleos essenciais também são potentes agentes antibacterianos e antissépticos.
Tal como a sauna seca, na sauna úmida a circulação de vapor aumenta, acelera o processo de recuperação muscular e auxilia a queima de calorias. Saunas a vapor atuam como um sistema de reforço imunológico, aumentando o fluxo sanguíneo e a quantidade de células brancas do sangue no corpo, que é ideal para quem sofre de fadiga crônica.