Alertar sobre como evitar afogamentos nunca é demais. É por isso que a ANAPP consultou a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquática) para dar mais orientações de como evitar tragédias. Com as 4 medidas a seguir, você evita o risco de uma nova tragédia em até 95%. Isso pode seguir uma formula:
A: ATENÇÃO de 100% na criança. A distância máxima entre ela deve ser de apenas um braço – mesmo na presença de um guarda-vidas. Nada substitui a supervisão de um adulto responsável.
U: URGÊNCIA – aprender a agir em emergência aquáticas (em cursos, por exemplo)
A: ACESSO RESTRITO – as piscinas devem ser equipadas com uso de grades com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem a presença de um adulto.
S: SUCÇÃO de cabelo e partes do corpo pode ser evitado com uso de ralo (s) anti-aprisionamento e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.
Quando se tratar de um gradil, ele deverá estar íntegro e não escalável com altura superior a 1,2m, largura inferior a 12cm entre as barras verticais e no máximo 8 centímetros entre o piso e o bordo inferior da vedação, isolamento necessário para impedir a passagem de uma criança e possibilidade de interditar a piscina.
Propósito: o isolamento da piscina com grades ou cerca não escalável, com tranca de travamento automático da porta permite delimitar com precisão as áreas de acesso á sua piscina, mantendo distantes crianças e animais domésticos, as quais poderão circular com segurança ao redor da piscina e sem risco de afogamento. O ralo anti-aprisionamento possui tecnologia que impede a sucção dos cabelos dos banhistas, bem como partes do corpo eliminando o risco de aprisionamento e afogamento.
A SOBRASA dá algumas dicas para evitar o afogamento em casa:
1. Ensine flutuação e brincadeiras na água para crianças à partir dos 6 meses e natação à partir dos 2 anos.
2. Caso seja necessário afastar-se da piscina para atender um telefona, campainha ou até mesmo ir pegar uma toalha, leve a criança consigo.
3. Incentive o uso de coletes salva-vidas para crianças menores e pessoas sem conhecimento de natação. Não permita o uso de boias de braço, pranchas, pneus, e bolas, elas transmitem a falsa impressão de segurança.
4. Evite brinquedos próximos à piscina. Isso atrai a criança e aumenta o risco de afogamento.
Cuidados para os adultos:
Após tomar esses cuidados, estará seguro para se divertir na piscina.