Exercícios na piscina: 5 opções para ficar em forma

Praticar exercícios na piscina é uma excelente maneira de manter a saúde em dia, especialmente se você não precisa sair do conforto da sua casa para fazer isso. Brincadeiras na água e atividades físicas na piscina podem oferecer vários benefícios como melhora do sistema cardiorrespiratório e também menor impacto nas articulações, sendo perfeitos para quem tem problemas como artrite ou artrose.

Por conta de todas essas vantagens, fizemos uma lista com os 5 melhores exercícios para fazer dentro da água, que você confere logo abaixo.

1. Corrida ou caminhada na água

É um exercício bem simples, que pode ser praticado por qualquer pessoa, sem os riscos de cair e se machucar como pode ocorrer em terra firme.

Você fará os mesmos movimentos como se estivesse praticando a atividade fora da água, porém, será necessária uma quantidade muito maior de energia para vencer a resistência do ambiente, já que a água é mais densa que o ar. Para cada 45 minutos de atividade são gastas, em média, 400 calorias.

Se você não tem muita prática com exercícios físicos, o ideal é começar com uma caminhada simples e com o passar dos dias você pode aumentar o ritmo. Lembre-se: quanto mais submerso estiver o corpo, maior será a dificuldade.

2. Hidroginástica

Essa prática consiste em fazer uma série de exercícios dentro da água, como o nome sugere. A hidroginástica ajuda na perda de peso (uma hora de hidroginástica gasta, em média, entre 400 a 600 calorias) e também é uma prática física excelente para gestantes e idosos.

Você pode usar alguns equipamentos como o espaguete para ajudar nos exercícios.

Usando o espaguete

O espaguete é um acessório bastante simples para usar em ambientes aquáticos e que consegue oferecer uma variação incrível de exercícios. É possível trabalhar várias partes do corpo com esse único objeto:
•Membros superiores: com a água próxima à altura dos ombros, mantenha os braços dentro da água; você pode mover o espaguete para cima e para baixo, fazendo os movimentos perto do corpo. Isso oferece uma resistência incrível e ajuda no fortalecimento muscular;
•Membros inferiores: com o espaguete debaixo dos braços (como se fosse o apoio da borda da piscina), você pode movimentar as pernas para cima e para baixo de forma alternada com movimentos de flexão ou completamente esticadas para aumentar a resistência. Essa posição também ajuda a fortalecer a região do core, responsável pelo nosso equilíbrio.

3. Natação

Às vezes ir a um clube para aprender a nadar ou mesmo para praticar esse exercício não é uma opção, então, você pode aproveitar a piscina de casa e contratar um personal trainer para te acompanhar durante as aulas de natação.

O melhor disso é que você não precisa sair de casa e ainda pode combinar um horário que seja mais vantajoso. Além dos muitos benefícios, a natação consome de 300 a 500 calorias por hora.

4. Pilates Aquático

Dentre os exercícios na piscina mais praticados nos últimos tempos, o Pilates Aquático ganha destaque. Ele consegue melhorar a postura, aliviar o estresse, fortalecer a musculatura, além de aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Você ainda consegue ficar em forma e com os músculos tonificados, já que cada aula costuma consumir cerca de 260 a 400 calorias.

5. Hidroboxe

Outra forma divertida de se exercitar em sua piscina é transformando-a em um ring para a prática do Hidroboxe. Os chutes e socos do boxe convencional podem ser reproduzidos dentro da água, com um menor impacto nas articulações, além de poucos riscos de lesões.

A prática é perfeita para quem gosta de esportes desse gênero, mas prefere uma versão menos agressiva, além disso, estima-se que 50 minutos de treino podem eliminar cerca de 600 calorias.

Para ficar por dentro de mais dicas relacionadas a exercícios na piscina ou cuidados com a manutenção, basta seguir-nos no Facebook e Instagram!

Vida combina com piscina!

 

Fonte: www.hth.com.br/blog